Prefeitura investe e Catanduva sobe para a 4ª posição no ranking do Programa Município Verde Azul

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, investiu, trabalhou ostensivamente e subiu mais uma posição do município no Programa Município Verde Azul, conquistando a 4ª colocação no ranking.

Essa é a segunda vez que Catanduva alcança uma posição nunca obtida antes: ano passado subiu 180 posições e ficou com o 5º lugar no ranking. Neste ano, a posição foi ainda melhor, o que mostra o comprometimento da administração com as melhorias com o meio ambiente e com a qualidade de vida da população.

A excelente colocação, que deixa Catanduva mais uma vez em destaque, é devido ao primoroso trabalho desenvolvido no ano de 2016, atendendo as diretrizes passadas pelo Programa Município Verde Azul.

Em 2013, primeiro ano de administração do prefeito Geraldo Vinholi, Catanduva estava na 234ª posição no ranking. Em 2014, Catanduva subiu para a 185ª posição. Em 2015, a cidade ficou em 5º lugar e agora conquista uma posição ainda melhor.

Prêmio
Além de uma posição de destaque, Catanduva recebeu o prêmio Franco Montoro, pois dentre os 64 municípios que fazem parte do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Turvo e Grande (CBH-TG), foi a melhor ranqueada no Programa.

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Turvo e Grande (CBH-TG) tem como presidente, pela segunda gestão consecutiva (2013-2015/2015-2017), o prefeito Geraldo Vinholi.

Programa
As ações propostas pelo Programa Município Verde Azul estão distribuídas em dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Para a consecução do seu objetivo, o Programa oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o ‘Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas’.

Tal ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação, o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Catanduva

Publicações relacionadas

Leave a Comment